quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

INTERCEDE PELA NIGÉRIA!






Sobe para 80 os mortos em Jos, Nigéria, nos atentados da véspera do Natal
O número de mortos nos atentados com explosivos registrados na véspera do Natal na cidade nigeriana de Jos sobe para 80 e os feridos que seguem hospitalizados somam 189, informou a agência de Gestão de Emergências Nacional da Nigéria (Nema).

Segundo o diretor de comunicação da Nema, Daniel Balarabe Gambo, 70 feridos receberam alta após os atentados nos cinco hospitais de Jos em que foram atendidos.

Previamente, as autoridades tinham situado o número de mortos em 40 e os feridos acima dos 70.

As nove explosões, que afetaram especialmente as zonas habitadas por cristãos em Jos, foram assumidas por um grupo islâmico.

Após os atentados da noite de sexta-feira, no domingo, um grupo de jovens cristãos atacou zonas da cidade povoadas por muçulmanos.

A força militar na zona de Jos, capital do estado central de Plateau, para tratar de manter a paz, advertiu que disparará contra qualquer pessoa que tente perpetrar ações violentas ou provocar incêndios.

O chefe desta força de intervenção, general Hassan Umaru, assinalou que "deram instruções para disparar contra todos os que pretendam incendiar uma igreja, uma mesquita ou qualquer outro prédio".

Umaru pediu aos líderes cristãos e muçulmanos da Nigéria para acalmar aos fiéis, especialmente aos jovens.

Os conflitos envolvendo cristãos e muçulmanos na Nigéria mataram mais de 13 mil pessoas desde 1999, quando acabaram os Governos militares no país.

Nenhum comentário: