sábado, 25 de dezembro de 2010

Ataques na noite de Natal matam pelo menos 38 na Nigéria



Explosões na região central da Nigéria mataram pelo menos 32 pessoas na véspera de Natal e outras seis pessoas morreram em ataques a duas igrejas no nordeste do país mais populoso da África.

Na noite de sexta-feira, uma série de bombas foram detonadas durante as comemorações da véspera de Natal em vilas próximas da cidade central de Jos.

Os ataques mataram pelo menos 32 pessoas deixando 74 em estado crítico, afirmou a polícia.

"As explosões foram causadas por uma série de bombas. Isso é terrorismo, é um incidente muito infeliz", afirmou Azubuike Ihejirika na cidade de Port Harcourt.

O presidente Goodluck Jonathan, condenou neste sábado os ataques e enviou condolências às famílias das vítimas.

"Eu asseguro a todos os nigerianos que vamos encontrar quem está por trás das explosões em Jos e levá-los à Justiça", disse Jonathan na capital Abuja.

Em ataques separados, coquetéis molotov foram atirados na noite de sexta-feira contra uma igreja em Maiduguri, matando cinco pessoas, incluindo um pastor batista.
Um segurança numa igreja da mesma região morreu num ataque similar.

"Essa é uma situação perturbadora, e o governo fará todo o possível para pegar quem fez isso," disse neste sábado o governador do Estado de Borno, Ali Sheriff. "Temos que dar segurança para que todos os cidadãos professem sua fé sem medo."

Nenhum comentário: