sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

BUTÃO






O Butão é uma nação muito montanhosa, de interior, situada na Ásia. Os picos do norte atingem mais de 7.000 m de altitude, e o ponto mais elevado com 7.570 m, que nunca foi escalado.

A maioria da população vive nas terras altas centrais. A maior cidade do país, a capital Thimphu (população de 50.000 habitantes), situa-se na parte ocidental destas terras altas.

O clima varia de tropical no sul a um clima de invernos frescos e verões quentes nos vales centrais, com invernos severos e verões frescos nos Himalaias.

O Butão é uma monarquia constitucional. O chefe religioso do Reino, o Je Khenpo, goza de uma importância quase idêntica à do rei.

Depois de um histórico discurso do rei Jigme Singye Wangchuck, no dia nacional, em dezembro de 2006, abdicando a favor do seu filho e anunciando a realização de eleições democráticas, os butaneses foram às urnas em 24 de março de 2008, terminando assim mais de um século de monarquia absoluta [5].

O Butão e a Tailândia são os últimos reinos budistas do mundo.

O Butão, para finalidades administrativas, está dividido em quatro (zonas administrativas).

As zonas administrativas estão divididas em (distritos).

Os distritos (20 no total) estão divididos em (sub-distritos).

O Butão tem sua economia essencialmente baseada na agricultura, extração florestal e na venda de energia hidroelétrica para a Índia.

A agricultura, essencialmente de subsistência, e a criação animal, são os meios de vida para 90% da população. É uma das menores e menos desenvolvidas economias do mundo.

Em 2004, o Butão foi o primeiro país do mundo a banir o fumo e a venda de tabaco.

A cultura do Butão já foi definida como sendo, simultaneamente, patriarcal e matriarcal e o membro que detém a maior estima é considerado o chefe da família.

Nos tempos pré-modernos existiram três grandes classes:

• A comunidade monástica, a liderança da qual veio a nobreza.

• Os empregados civis leigos, que dirigiam o aparato governamental.

• E os agricultores, a maior classe, que vivia em aldeias auto-suficientes.

Nenhum comentário: