terça-feira, 12 de outubro de 2010

Resgate dos Mineiros Chilenos!


O trabalho de resgate dos 33 mineiros isolados há mais de dois meses no Chile deve começar hoje meia-noite.

Apesar de não ter sido divulgada a lista com ordem de retirada dos mineiros, a imprensa local já começou a especular quem serão os primeiros e os últimos a chegar à superfície.

Os três últimos a serem resgatados serão Luis Urzúa, por ser o líder do grupo, e Ariel Ticona e Pedro Cortez, porque devem supervisionar a comunicação com a superfície durante a subida dos companheiros.

Já o boliviano Carlos Mamani --o único dos 33 que não é chileno-- é cotado para estar no primeiro grupo resgatado, e será recebido na superfície pelo presidente da Bolívia, Evo Morales.

O chefe das operações de resgate, André Sougarret, explicaram detalhes e riscos da operação de resgate.

Já o ministro da Saúde informou que o estado dos 33 trabalhadores segue estável. "Não há novidades quanto à saúde deles, todos estão bem.

Otimista, o ministro da Mineração disse que todos os testes com a cápsula Fênix 1 já foram finalizados.

Após a descida do dispositivo até 622 metros necessários para alcançar os mineiros- foi possível determinar que não há riscos de desabamento durante a subida dos trabalhadores à superfície.

Caso aconteça qualquer problema com a primeira cápsula, as equipes têm de prontidão outros dois dispositivos, a Fênix 2 e a Fênix 3.

O ministro da Saúde informou que os mineiros deverão começar uma dieta líquida cerca de seis horas antes do início dos trabalhos. "Será uma dieta com muitas calorias e suplementos de magnésio e fósforo".

Nenhum comentário: