quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Gbagbo concorda em dialogar sobre solução da crise na Costa do Marfim


O ex-presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, concordou em dialogar com a União Africana (UA) e a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Ecowas, na sigla em inglês), para buscar uma solução pacífica para a crise política do país. A informação foi divulgada ontem (4) pelas duas entidades em Abuja, capital da Nigéria.

Uma delegação composta pelos presidentes de Benin, Serra Leoa e de Cabo Verde, pelo primeiro-ministro do Quênia e pelo presidente da comissão da Ecowas chegou no dia 3 à cidade marfinense de Abijan. Com a mediação das autoridades, Gbagbo concordou dialogar.

Segundo o comunicado, a UA e a ECOWAS esperam que Alassane Ouattara assuma o cargo de presidente da Costa do Marfim. O comunicado também apela às duas partes para que mantenham calma para não agravar a situação atual.

No mesmo dia, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, reiterou seu apoio a Alassane Ouattara. Conforme ele, a França não vai interferir no modo de ação militar na crise política da Costa do Marfim.

Nenhum comentário: