sábado, 1 de janeiro de 2011

Dilma toma posse e promete honrar legado de Lula na Presidência.






Dilma Rousseff tomou posse neste sábado como primeira mulher presidente da República e afirmou que lutará para erradicar a pobreza, assumindo compromissos com o controle da inflação, manutenção do crescimento econômico e educação, entre outros.

Em seu discurso no Congresso Nacional, Dilma afirmou ser preciso honrar as mulheres, proteger os mais fracos e governar para todos.

"A superação da miséria exige prioridade na sustentação de um longo ciclo de crescimento. Com crescimento é que serão gerados os empregos necessários para as atuais e as novas gerações", afirmou.

Dilma lembrou que vem para consolidar "a obra transformadora do presidente Lula".

A presidente, que se emocionou em alguns momentos, conclamou "todos a participar do esforço de transformação de nosso país".

Michel Temer também prestou juramento e foi empossado como vice-presidente.
A festa que marca o início do governo Dilma é, ao mesmo tempo, a despedida de Luiz Inácio Lula da Silva, com popularidade recorde.

A nova presidente teve que desfilar em carro fechado pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional devido à chuva que caía na capital federal.

Com a trégua da chuva, Dilma seguiu em carro aberto do Congresso para o Palácio do Planalto, onde recebeu a faixa de Lula no Parlatório, um púlpito de concreto construído na área externa do Palácio do Planalto, em frente à Praça dos Três Poderes.

No Parlatório, em seu primeiro discurso à nação como presidente, Dilma prometeu honrar o legado de Lula e fez um apelo de união para enfrentar os desafios que o país tem pela frente.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, a estimativa de público total na Esplanada dos Ministérios, Congresso e Praça dos Três Poderes é de cerca de 70 mil pessoas.

A posse de Dilma foi acompanhada por cerca de 20 chefes de Estado ou de governo, entre outras autoridades, segundo o balanço divulgado pelo Itamaraty.

O último compromisso do dia é uma recepção no Itamaraty para autoridades estrangeiras e brasileiras.

Nenhum comentário: