quinta-feira, 23 de junho de 2011

Você sabia?


Os chineses arrotam sem nenhuma preocupação. É muito normal para eles.

Quando você visita a casa de um amigo chinês, a primeira coisa que ele oferece é um copo quentinho de chá, mesmo nos dias quentes.

Uma trágica herança dos tempos em que simplesmente não havia o que comer. Mesmo assim, comer, seja lá o que for, tem um significado todo especial para os chineses. A típica saudação de bom dia em mandarim significa, literalmente, uma pergunta: "Você já comeu hoje?".

Cobras, ervas, sapos, ratos, morcegos. Tudo cura na milenar medicina chinesa. Lagartos ressecados, por exemplo, são bons para tosse comprida, pedra nos rins e até mesmo impotência.

O morcego é um símbolo de felicidade na China.

Regras de etiqueta variam de acordo com a cultura dos povos. Na China, não arrotar na mesa, logo após a comida, significa que não se apreciou a refeição.

As autoridades chinesas estão alarmadas com o perigo de extinção das cobras no país. Além de ser considerado excelente petisco, são tidas como um afrodisíaco muito poderoso.

Isso faz com que cerca de mil toneladas de serpentes sejam consumidas anualmente.


Na China antiga, as meninas eram tão indesejadas nas classes pobres que não recebiam nome ao nascer. Até se tornarem adultas, eram conhecidas apenas pelo lugar que ocupavam na lista numerada de nascimentos: a primeira, a segunda, a terceira filha, etc.

Não é recomendável presentear chineses com relógios. A palavra relógio no idioma local lembra tristeza e luto.

No dia do casamento, a noiva chinesa fica com roupas vermelhas que simbolizam a felicidade. Deve sair de casa chorando para mostrar renitência de separar-se dos pais.


Nenhum comentário: