segunda-feira, 18 de abril de 2011

Protestos eleitorais incendeiam norte da Nigéria e matam vários



Protestos violentos explodiram em vários pontos do norte da Nigéria, de maioria muçulmana, muitos foram mortos enquanto jovens enfurecidos com a vitória eleitoral do presidente Goodluck Jonathan incendiaram igrejas e casas e montaram barricadas em chamas.
A contagem dos votos indicou que Jonathan, da região petrolífera do Delta do Níger, no sul do país, venceu Muhammadu Buhari, ex-governante militar do norte do país, no primeiro turno da eleição.
Observadores descreveram o pleito como mais justo em décadas na Nigéria, o país mais populoso da África, mas os partidários de Buhari acusam o partido governista de fraude.
Os resultados revelam a forte polarização política do país, com Buhari vencendo no norte muçulmano e Jonathan no sul, de maioria cristã.
A Cruz Vermelha nigeriana disse que igrejas, mesquitas e casas foram incendiadas no norte.
Autoridades do Estado de Kaduna, no norte, decretaram toque de recolher por 24 horas após manifestantes terem ateado fogo à residência do vice-presidente Namadi Sambo na cidade de Zaria e invadido a prisão central, libertando detentos.
Uma testemunha contou que o corpo de um menino pequeno atingido no peito por uma bala perdida foi levado a uma delegacia de polícia.
Soldados usaram chicotes para dispersar pessoas nas ruas de Kano, a cidade mais populosa do norte do país.
O observador eleitoral chefe da União Europeia, Alojz Peterle, disse que "o processo eleitoral foi de modo geral pacífico e ordeiro no dia da eleição."
A Comissão Eleitoral Independente Nacional deveria anunciar os resultados nesta segunda-feira e declarar Jonathan formalmente como vencedor.

Nenhum comentário: