quinta-feira, 13 de maio de 2010

Milagre na áfrica






Uma criança holandesa de dez anos foi a única sobrevivente do acidente ontem, 12 de maio com um Airbus A330 da companhia líbia Afriqiyah Airways pouco antes de aterrissar no aeroporto de Trípoli no qual morreram os outros 103 ocupantes da aeronave, 92 passageiros e 11 tripulantes.

Fora de perigo, o menino está internado em um hospital em Trípoli, afirmou o ministro dos Transportes líbio, Mohammed Zidane, que anunciou que 96 corpos já foram localizados, da mesma forma que as caixas-pretas da aeronave.

O menino se chama Ruben e é natural de Tilburg (sul da Holanda).

Ruben voltava de um safári na África do Sul com o irmão Enzo, de 11 anos, a mãe Trudy, 41, e o pai Patrick, 40.

A criança foi operada devido a fraturas causadas pelo acidente sob acompanhamento de um membro da Embaixada da Holanda em Trípoli.

No avião viajavam 62 cidadãos holandeses que faziam parte de dois grupos de turistas que retornavam de uma viagem à África do Sul e entre os quais havia duas crianças.

Vários passageiros do avião faziam escala em Trípoli antes de fazer conexão para o aeroporto londrino de Gatwick por isso acredita-se que pode haver britânicos entre os mortos, além de líbios e sul-africanos.

O vôo 8U711, caiu por volta das 6h no horário local (1h em Brasília), momentos antes de aterrissar.

As condições meteorológicas eram boas na hora e as imagens da televisão líbia comprovaram que o avião não caiu na pista do aeroporto, mas em uma área próxima onde há árvores e vegetação rasteira.

A companhia líbia Afriqiyah Airways foi criada em 2001 com o objetivo ligar o continente africano à Europa, à Ásia e ao Oriente Médio.

Trata-se de uma companhia aérea de baixo custo, de propriedade do Estado líbio, com uma frota de aeronaves relativamente moderna, que costuma fazer escala em Trípoli (norte da áfrica) a partir de vários países africanos antes de viajar para outras cidades européias e asiáticas.

Nenhum comentário: