sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ataques contra Cristãos na Nigéria matam mais de 30 em dois dias!






Pelo menos 36 pessoas morreram nos dois últimos dias no norte da Nigéria em quatro ataques contra cristãos, após expirar um ultimato dos islamitas do grupo Boko Haram aos fiéis desta confissão para que deixem o norte do país.

No mais recente ataque, realizado nesta sexta-feira na cidade de Yola, estado de Adamawa, nordeste da Nigéria, ao menos oito pessoas morreram quando homens armados entraram em uma igreja.

Outro ataque deixou 17 pessoas mortas nesta sexta-feira na cidade de Mubi, também no Estado de Adamawa, durante um funeral de cristãos mortos na noite anterior.


Também no nordeste do país ocorreu outro ataque, na noite de quinta-feira, contra fiéis reunidos em uma igreja perto de Gombe.

“Eram às sete e meia da tarde (16h30 de Brasília) quando homens armados invadiram a igreja e abriram fogo contra a Assembléia de fiéis. Seis pessoas morreram no ataque e outras dez ficaram feridas", explicou John Jauro, pastor da igreja atacada.


Horas depois, o suposto porta-voz do grupo islamita assumiu a autoria dos ataques contra a igreja perto de Gombe. O porta-voz, que se apresentou como Abul Qaqa, também afirmou que os ataques foram uma resposta ao ultimato dado pelo grupo no domingo para que os cristãos deixassem em três dias o norte do país, de maioria muçulmana.


O grupo afirma buscar uma aplicação estrita da lei islâmica no país. A seita lançou uma insurreição em 2009, violentamente reprimida pelo exército, e que deixou 800 mortos.

Nenhum comentário: