terça-feira, 16 de novembro de 2010

Vamos intercede pelo Haiti



O número de atingidos pelo surto de cólera no Haiti é alarmante e deve aumentar no próximo ano. O país, que ainda lida com as conseqüências do devastador terremoto de janeiro, registra mais de 12.000 haitianos hospitalizados e mais de 800 pessoas mortas pela doença, transmitido por água e alimentos contaminados. Estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que outros 200.000 casos devem ser confirmados nos próximos doze meses.

O medo, a confusão e a desinformação estão caminhando junto à epidemia no país. Espalhou-se um boato de que a doença teria chegado ao Haiti por meio de uma base militar de soldados do Nepal, país que teve um surto de cólera recentemente.

Os soldados estão instalados desde outubro perto do rio Artibonite, região que seria o ponto de partida da doença.

Furiosos com as tropas da missão de paz, centenas de haitianos apedrejaram soldados do Nepal na cidade de Cap-Haïtien. Os manifestantes jogaram pedras contra outras bases da ONU e delegacias da polícia em outros pontos da cidade.

A ONU reconheceu que existem alguns problemas de saneamento na base do Nepal, mas afirma que os soldados não foram responsáveis pelo surto de cólera no Haiti.

No último domingo, o presidente do Haiti, René Préval, tentou acalmar os ânimos e fez um discurso na televisão.

Ele desmentiu os boatos e instruiu a população sobre normas de higiene, como a necessidade de lavar as mãos com água limpa antes de manusear alimentos e beber água limpa e potável.

A orientação, no entanto, é difícil de ser seguida, já que em grande parte do país a água limpa e tratada é escassa.

Nenhum comentário: